Com a maior porção contínua preservada de Mata Atlântica do Brasil, o parque tem diversas trilhas para conhecer de perto o seu bioma de 360 mil hectares.
Além de ser uma reserva natural da Mata Atlântica com 360 mil hectares, o Parque Estadual da Serra do Mar tem uma série de trilhas, cachoeiras e pontos de apoio ao turista que gosta de se aventurar em florestas para fazer caminhadas e descobrir lugares fora dos grandes centros urbanos, como praias, mirantes, montanhas, trilhas e cachoeiras.
Criado em 1977, o parque representa a maior porção contínua preservada da Mata Atlântica do Brasil, com seu bioma, fauna e flora originais, abrigando 1.361 espécies de animais e cerca de 1.200 espécies de plantas, de acordo com dados do Ibama. O parque percorre 25 municípios paulistas, desde a divisa com o Rio de Janeiro até o litoral sul de São Paulo, em regiões como a Baixada Santista, Litoral Norte e Vale do Paraíba. A Mata Atlântica já cobriu quase toda a faixa litorânea de Norte a Sul do Brasil, mas, nos dias atuais, o que restou está protegido em parques, reservas e estações ecológicas, conhecidos como unidades de conservação. Em São Paulo, as unidades são administradas pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, por meio da Fundação Florestal.
AS MELHORES TRILHAS DO PARQUE
Para quem deseja descobrir as melhores trilhas do Parque Estadual da Serra do Mar existem diversas agências especializadas em atividades ao ar livre para conduzir os visitantes com toda a segurança. Entre elas, a AllTrails, que oferece passeios para sete trilhas no parque, com mapas cuidadosamente detalhados para quem deseja fazer caminhadas ou andar de bicicleta.
CACHOEIRA DA PEDRA FURADA
A trilha pode ser feita num bate-volta de 5,8 km, perto de Biritiba-Mirim. Geralmente é considerada de percurso fácil e é preciso uma média de 1h31min para ser concluída. A cachoeira está localizada no meio da floresta, em um lugar de tirar o fôlego.
PICO DA ESPLANADA
O percurso de ida e volta totaliza uma distância de 3,5 km, também perto de Biritiba-Mirim. O passeio é considerado adequado para quem tem mais experiência, pois a trilha é moderadamente desafiadora. O tempo estimado para concluir a caminhada é de 1h19min, e o caminho é de mata fechada com trajeto montanhoso e estradas regulares. A trilha passa por pequenas chácaras particulares, fontes de água pura para beber e o Pico da Esplanada, com 1.040 m de altitude e uma vista espetacular.
RIO CUBATÃO
Também saindo de Biritiba-Mirim, essa trilha é percorrida com ida e volta totalizando 3,5 km. Seu percurso é considerado desafiador e o tempo médio para ser concluído é de 1h19min. Os aventureiros irão cruzar águas, pedras escorregadias e piscinas naturais no caminho, além de uma cachoeira.
PEDRA DO SAPO
Nesta trilha, pode-se observar com mais destaque a grande biodiversidade da Mata Atlântica. Tem extensão de 4,3 km e a ida e volta é calculada em 1h31min. Nela, os visitantes encontram a Cachoeira da Pedra Furada. Da Pedra do Sapo, tem-se uma vista incrível da praia da Riviera de São Lourenço, em Bertioga.
MANOEL FERREIRA
Próximo a Mogi das Cruzes, o bate-volta dessa trilha é de 11,7 km, sendo uma ótima alternativa para ciclismo de montanha, com seu percurso moderadamente desafiador. A trilha de bicicleta sai de Manoel Ferreira e segue em direção à Pedra do Sapo.
CACHOEIRA VÉU DE NOIVA E CACHOEIRA ELEFANTE
A trilha tem extensão de 5,8 km de bate-volta e é preciso em média 3h08min para ser concluída. Para a entrada nas cachoeiras, é preciso autorização da Fundação Florestal.
RAFTING NO RIO PARAIBUNA
Entrada pela cidade de São Luiz do Paraitinga, com descida de bote pelo Paraibuna, passando pelas cachoeiras do Saltinho, Salto Grande, Ponte da Pedra, Corredeiras da Gamela de Pedra e do Itapavão.
CIDADES PAULISTAS QUE FAZEM PARTE DO PARQUE
Caraguatatuba, Cunha, São Paulo, Juquitiba, Mongaguá, Itanhaém, Cubatão, Pedro de Toledo, Ubatuba, São Luiz do Paraitinga
e São Sebastião.
TEMPO E DISTÂNCIA ENTRE CARAGUATATUBA E O PARQUE
6h25min
572,6 km
Via SP-300 e BR-374
Calçada do Lorena, no Parque Caminhos do Mar, em São Bernardo do Campo.
Para celebrar o quase meio século de existência do parque, a Fundação Florestal, órgão responsável pelo seu gerenciamento, listou alguns passeios abertos ao público nos dez núcleos do Parque Estadual Serra do Mar.
Com o apoio de comunidades locais de caiçaras, quilombolas, caipiras e indígenas, os núcleos contam com atividades que vão de trilhas contemplativas a esportes de aventura, como rafting e canoagem.
CALÇADA DO LORENA
(São Bernardo do Campo, a 50 km de SP) – Caminhos do Mar
nível de dificuldade: leve
extensão: 7 km
duração: 2h
monitoria: autoguiada
destaque: é o primeiro caminho pavimentado entre o litoral paulista e
o planalto, por onde Dom Pedro I
passou para proclamar a Independência
do Brasil, em 1822.
TRILHA DO CAMBURI
(Parelheiros, a 60 km de SP)
nível de dificuldade: médio
extensão: 4,6 km
duração: 3h
monitoria: obrigatória
destaque: fornos da antiga Fazenda Curucutu e cachoeira do Camburi, considerada um dos cenários mais bonitos do Núcleo Curucutu
TRILHA CACHOEIRA DO PASSAREÚVA
(Cubatão, a 60 km de SP)
nível de dificuldade: médio
extensão: 6,5 km
duração: 3h
monitoria: obrigatória
destaque: ruínas do antigo hospital de Cubatão e caminhada entre os principais pontos da antiga Vila de Itutinga.
MIRANTE DO RIO DO PARDO
(Salesópolis, a 92 km de SP)
nível de dificuldade: média
extensão: 4,6 km
duração: 4h
monitoria: obrigatória
destaque: observação de aves no 1°trecho da trilha (Gavião Pombo Grande) e cachoeira do Rio Pardo, no 2º trecho.
TRILHA DA CACHOEIRA DO ELEFANTE
(Bertioga, a 106 km de SP)
nível de dificuldade: difícil
extensão: 2,5 km
duração: de 6h a 8h
monitoria: obrigatória
destaque: passagem pela antiga Rota do Comércio, da época do Brasil colonial, e Cachoeira do Elefante, considerada a
maior da região.
TRILHA DA CACHOEIRA DA USINA
(Pedro de Toledo, a 149 km de SP)
nível de dificuldade: médio
extensão: 6,4 km
duração: 4h
monitoria: obrigatória
destaque: ruínas de uma antiga usina hidrelétrica de 1939 e cachoeiras
(da Usina e das Antas).
TRILHA DAS PALMEIRAS
(Caraguatatuba, a 158 km de SP)
nível de dificuldade: fácil
extensão: 800 metros
duração: 2h
monitoria: autoguiada
destaque: trilha acessível para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida, equipada com caminho pavimentado, corrimão, sinalização e acesso à piscina natural do rio Santo Antônio.
MIRANTE DE PAÚBA
(Juquehy, a 172 km de SP)
nível de dificuldade: fácil
extensão: 1,6 km
duração: não informada
monitoria: autoguiada
destaque: vista da Praia de Maresias e Paúba
monitoria: operadoras de turismo.
TRILHA DAS ARAPONGAS
(S. Luís do Paraitinga, a 185 km de SP)
nível de dificuldade: fácil
extensão: 1,7 km
duração: 1h
monitoria: autoguiada
destaque: trilha circular na margem esquerda do Rio Paraibuna, em meio a araucárias.
TRILHA FLUVIAL NO RIO FAZENDA
(Picinguaba – Ubatuba, a 246 km de SP)
nível de dificuldade: fácil
extensão: 4 km
duração: 2h
monitoria: obrigatória
destaque: atividade em barcos de alumínio a remo, passando por manguezal.
O NOVO MASTERPLAN PARA O PARQUE
A convite da Parquetur, a Strato Urbanismo desenvolveu o Masterplan (Plano Urbanístico) para o Parque Caminhos do Mar. O projeto foi desenvolvido através da metodologia de charrete. A charrete é uma metodologia internacional de urbanismo capaz de reunir o maior número de agentes na etapa de conceituação de um projeto. Esses agentes, ou stakeholders, participam levantando problemáticas e sugestões a serem adotadas no plano urbanístico. Quanto maior a diversidade dos profissionais envolvidos, mais rico será o produto final.
Para o planejamento do parque participaram aproximadamente 50 representantes de diversos setores da sociedade. Sua contribuição foi fundamental para o planejamento das ações urbanísticas, arquitetônicas e paisagísticas do parque. As ações preveem na estrutura existente acesso aos monumentos históricos e trilhas, abertura de restaurantes e melhorias na operação.
O projeto – desenvolvido pelo arquiteto e urbanista Hugo Serra, sócio da Strato Urbanismo, também responsável pelo projeto do Condomínio Vista Alta, da Arqos – é um plano de longo prazo e segue em desenvolvimento. Dentre as ações planejadas, a inauguração da tirolesa foi um dos elementos mais marcantes que tem atraído um público importante para o Parque Caminhos do Mar. ( )