O contato com a natureza e o design são o DNA da Arqos
Imagem Interna - O contato com a natureza e o design são o DNA da Arqos

A Arqos nasceu em 2019 do desejo de inovar, afim de trazer frescor e atuar na vanguarda da arquitetura, design e urbanismo. Apesar de nova, é fruto de uma evolução de um negócio de properties que há mais de 30 anos atua no desenvolvimento imobiliário. Nossa história está intimamente ligada à Alphaville, atuamos aqui desde 1994, participando e presenciando o seu desenvolvimento. Mesmo após tanto tempo, os pilares que tornaram o bairro referência nacional de qualidade de vida ainda estão presentes e nosso propósito é evoluir esse estilo de vida, tendo o privilégio de continuar sendo protagonistas nessa história.

Somos apaixonados por design e arquitetura, essa é a base da empresa que tem como pilares “Criar o novo” com soluções que melhoram a qualidade de vida e proporcionam bem-estar; “Urbanismo Consciente” assumindo a responsabilidade de gerar impacto e transformação positiva a partir de nossos empreendimentos; “O melhor resultado” com efetividade e resiliência para entregar cada detalhe com alto nível de qualidade e rentabilidade; e “Cultivar relações conscientes” que geram valor para todos os nossos stakeholders.

Para isso, exploramos profundamente a relação do indivíduo com o meio com objetivo de criar projetos que impactem positivamente essa relação. (Para nós, um empreendimento só alcança o padrão desejado quando ele reúne “o melhor pra mim” e o “melhor para o mundo”). Neste contexto, entendemos que viver bem passa por aproximar as pessoas da natureza, estimular o convívio entre os vizinhos e proporcionar momentos especiais em família. Fazemos isso, olhando cada projeto de forma artesanal, pensando em cada detalhe e imaginando como podemos – através de uma arquitetura moderna e funcional – entregar esses atributos aos nossos clientes.

Esse foi um movimento da Arqos na direção oposta ao que o mercado ditava como tendência na produção imobiliária até 2020. Com a justificativa da “eficiência do espaço” víamos metragens cada vez menores e pouca atenção às áreas de contato com a natureza e lazer. A pandemia trouxe um novo olhar: o que vimos foi a procura por espaços maiores e conectados ao verde.

De certa forma, antevimos uma tendência e hoje as pessoas valorizam justamente o que sempre acreditamos. Nesse ponto, estar em Alphaville, se torna uma vantagem para Arqos. A região que guarda um conjunto de atributos especial: poucos lugares têm tanto verde (uma reserva biológica de 3,5 milhões de m2 para chamar de sua), segurança (o bairro está localizado nas duas cidades consideradas as mais seguras do Brasil) e senso de comunidade (a região cresceu, mas ainda tem aquele charme de interior), tudo isso, a apenas 20km do maior centro urbano da América Latina.

A primeira concretização do nosso propósito, de construir lugares melhores para as pessoas e para o mundo, foi o lançamento do Vista Alta. O residencial de casas foi desenvolvido em parceria com o escritório FGMF, com paisagismo de Ricardo Cardim e está cercado por mais de 105 mil m2 de Mata Atlântica preservada e conta com uma grande área para contemplar diversas atividades esportivas e de lazer. Os ambientes estão conectados a uma passarela que é um mirante para o verde. Composto por módulos separados, cada qual abrigando funções de caráter distinto, sempre buscando a integração, o convívio e o contato visual com a paisagem que o abraça. O sucesso comercial corrobora com a nossa visão de que o mercado mudou e não voltará a ser como era antes. Inovar em um segmento tão tradicional é um desafio, mas o Vista Alta mostrou que estamos no caminho certo.

As perspectivas para o futuro da Arqos se abrem para diversas possibilidades. Nós temos a inquietude com o óbvio, não nos conformamos com o lugar comum. Isso dá mais trabalho, mas também dá orgulho de olhar para frente e perceber que tratar arquitetura como arte e cada projeto como uma tela em branco pode transformar a vida das pessoas e do entorno de verdade. E é isso que faremos a partir de 2024 com o lançamento de um projeto que estamos chamando de bairro design: um local onde vamos implantar o urbanismo consciente com centralidades a cada 15 minutos, segurança sem muros, preservação ambiental, mobilidade com baixa emissão de carbono, e claro, um portfólio vivo da boa arquitetura brasileira.

É um trabalho de longo prazo, mas que começa a criar um legado social e ambiental que vai gerar um impacto positivo direto no futuro do mundo.

Não vemos a hora de apresentar para vocês tudo que planejamos nos últimos 2 anos. ( )

PARA SEGUIR:
LinkedIn do Felipe Chukr

PILARES DA ARQOS
• Construímos o novo: agimos com protagonismo para criar soluções que melhoram a vida do brasileiro.
• Fazemos urbanismo consciente: fazemos urbanismo assumindo a responsabilidade de gerar impacto e transformação positiva.
• Conquistamos o melhor resultado: Trabalhamos com efetividade e resiliência para entregar cada detalhe com um alto nível de qualidade.
• Cultivamos relações conscientes: Construímos relações verdadeiras e duradouras que geram valor para todos os nossos stakeholders.

Envie-nos uma mensagem